sábado, 10 de julho de 2010

História da Escola Família Agricóla Pe. Ezequiel Ramin de Cacoal



Escola Família Agrícola Padre Ezequiel Ramin.




A Escola Família Agrícola Padre Ezequiel Ramin foi fundada em 1989 (hum mil novecentos e oitenta e nove) na linha:10 km:04 município de Cacoal-RO. È uma entidade que trabalha com alunos do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional-Técnico em Agropecuária. Há 20 anos vem colaborando com a educação do Campo para os filhos de agricultores de dezessete municípios do Estado de Rondônia. Nesta escola trabalha-se com o regime da Pedagogia da Alternância quinzenal, no qual o aluno passa duas semanas na escola e duas em casa com a família.
Durante o período da alternância escolar utiliza-se, instrumentos da Pedagogia da Alternância, que são: plano de estudo, caderno da realidade, visita ás famílias, visita de estudo, tutoria, caderno da alternância, aulas praticas, estágios supervisionados, pesquisa e experiência, PPJ (Projeto Profissional do Jovem) em fim um acompanhamento ao aluno. Nesses 20 anos de caminhada formamos alunos que hoje trabalham em entidades sociais, alguns desenvolvem projetos em suas propriedades e permanecem no campo, outros dão continuidade aos seus estudos graduando-se em várias áreas de conhecimentos.
A Escola está voltada para a educação dos jovens no campo, num elo entre escola, família e comunidade, por meio da pedagogia da alternância. Trabalha-se então em sistema de internato, enfatizando o meio como fator privilegiado do processo ensino-aprendizagem nos quais valorizam-se os laços familiares e a herança cultural camponesa.A EFA busca de acordo com sua pedagogia responder a um grande desafio, o de qualificar tecnicamente o pequeno trabalhador rural a partir de uma metodologia que corresponda verdadeiramente ás necessidades da vida campesina . Para isso é preciso contar com a participação direta da família no processo de formação entre teoria e prática.
Neste processo de formação o jovem insere-se em um contexto de identificação da realidade rural, que tem necessidade em usar o campo experimental da escola para suas atividades, bem como aplicar em suas propriedades. Nesta formação o aluno desempenha vários trabalhos no ambiente escolar.

2 comentários: